Você está visualizando atualmente A produção de ladrilho e o ofício de ladrilhar: método de produção de ladrilhos do século XVIII aos nossos dias

• Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos

<Acesse o artigo completo aqui>

Resumo
LAMAS, MÁRCIA LOPES; LONGO, ORLANDO CELSO e SOUZA, VICENTE CUSTÓDIO DE. A produção de ladrilho e o ofício de ladrilhar: método de produção de ladrilhos do século XVIII aos nossos dias. An. mus. paul. [online]. 2018, vol.26, e09. Epub 25-Jun-2018. ISSN 0101-4714. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672018v26e09.

Com o objetivo de estudar o ladrilho hidráulico, em destaque na construção civil do século XIX e considerado patrimônio cultural pelo Iphan, o presente trabalho traça a trajetória histórica deste material. Embora as cartas patrimoniais recomendem ações de manutenção periódicas de conservação preventiva, há uma lacuna de registros sobre o ladrilho hidráulico, sobretudo no que tange a seu surgimento e a sua técnica de fabrico. Este artigo aponta o fabrico do ladrilho cerâmico como precursor do ladrilho hidráulico, debruçando-se sobre os motivos que levaram a tal transformação. Os resultados mostram que a produção dos ladrilhos hidráulicos foi recuperada na transição do século XVIII para o XIX, com novos significados e valores que atualizaram o sentido do uso do material, elevando-o a protagonista do ambiente para o qual é concebido. A fim de contribuir com o registro da gênese histórica do ladrilho hidráulico, este trabalho realiza também uma ampla revisão das publicações relevantes sobre o tema.

Palavras-chave : Ladrilho; Revolução Industrial; Século XIX; Patrimônio; Cimento.

<Acesse o artigo completo aqui>