Apresentação
Desde 1922, Anais do Museu Paulista vem sendo publicado. A partir de 1993, o periódico passou a circular em nova série, com o subtítulo História e Cultura Material. Trata-se de revista acadêmica que traz à discussão temas afeitos à cultura material como mediadora de práticas sociais, bem como abordagens inovadoras sobre processos históricos, museológicos e de conservação.
Como um dos periódicos correntes mais antigos da USP, Anais do Museu Paulista mantinha sua edição impressa corrente até 2012, distribuída gratuitamente para mais de 350 instituições de ensino superior, museus e órgãos de preservação patrimonial no Brasil e no exterior. Com o agravamento da situação estrutural do edifício, houve uma grande redução de espaço disponível para armazenamento de estoque de publicações, motivo pelo qual a edição impressa encontra-se temporariamente suspensa desde então.
Em 2018, o periódico passou a operar no sistema de publicação contínua, num único volume anual, com submissões de artigos tramitados exclusivamente no sistema informatizado para recebimento e gestão de manuscritos do Portal de Revista da USP.
A abreviatura de seu título é An. Mus. Paul., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas. Seu ISSN para a versão impressa é 0101-4714, e para a versão online é 1982-0267.
A publicação é editada pelo Museu Paulista da USP e recebe fomento do Programa Editorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Apoio às Publicações da USP da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).
A disponibilização gratuita do periódico no Portal de Revistas da USP e nas bases internacionais Scopus, SciELO, REDALyC e DOAJ asseguram sua ampla visibilidade na comunidade científica.